Quanto custa um casamento? (DESBAFO!)

Eis a pergunta que não quer calar... e a minha opinião é: custa um sonho e o quanto você pode gastar ou está disposta a se endividar por ele. Custa esforço, dedicação, lágrimas e sorrisos. Meninas eu não sou rica, nem perto disso... pelo contrário, sou de família de classe baixíssima - pra não dizer sem classe, kkkk - da periferia de Brasília. Sempre estudei em escola pública e trabalho desde os 17 anos... perdi meu pai ainda bem menina e minha mãe fez tudo que foi possível para cuidar de mim e da minha irmã com pouco dinheiro e sem nenhuma estrutura. Me orgulho muito da minha origem, da minha luta, de ter batalhado para passar na UnB, depois em um concurso e hoje ter minha casa - que é alugada mas é minha! -, meu carro, minha independência, minhas coisas... Isso é muito bom! Meu noivo tampouco é rico, trabalha todos os dias das 6h as 22h, muito batalhador, quando tinha tudo para ter se tornado um playboy sem noção, pois a família dele comparada com a minha era a aristocracia, rs!
Quem vai pagar nosso casamento somos nós mesmos... e além do casamento tem o apartamento para ser montado... e já disse, não temos muito dinheiro.
Então o que eu penso é: nós teremos o resto da vida para pagar dívidas, viajar, mobiliar a casa, comprar coisas, fazer poupança... já o momento do casamento, esse momento único e especial ou é agora ou nunca! Tem casais que se casam já "coroas" com os filhos criados, mas pra mim não é a mesma coisa... Eu quero selar o início da nossa vida juntos com o sacramento do matrimônio, com a benção de Deus e com uma super festa para dividir com nossos amigos e famílias a nossa alegria... eu quero um vestido lindo, uma decoração perfeita, fotografias incríveis, um buffet maravilhoso... E tudo isso custa caro! E eu sinceramente não me importo em me endividar pra bancar meu sonho, pois para todo o resto terei a vida inteira pela frente!
Isso é só minha opinião, cada noiva tem suas prioridades, seus gostos, suas possibilidades... No meu caso eu tenho a vantagem de ser eu mesma e o noivo a pagar o casamento... imagino que quando a família está bancando pode ser mais complicado algumas negociações...
Eu quero cada lacinho, cada detalhe, cada flor... tudo perfeito... e não é pra ninguém achar bonito não - detesto aquele papo de que casamento só serve pra encher a barriga do povo que ainda sai falando mal! - é por mim, pelo meu noivo, para eu ficar com aquela sensação que nosso casamento foi um sonho realizado, o nosso sonho! Detesto quando vem alguém dizer : "pra quê isso, ninguém vai reparar..." Eu reparo, ué! É o MEU sonho!
E meu noivo - LINDO! - está junto comigo nessa... ele até vendeu o carrão dele, 2.0 com teto solar e comprou um carinho simples 1.0 para ajudar nos gastos com o casamento e o apê! Achei linda - e corajosa - a atitude dele... ainda mais que eu sei que pra ele decoração é tudo igual e só o que importa é ter boa comida, kkkk! Todos os amigos dele ficam de boca aberta quando ficam sabendo que ele vendeu o carro por esse motivo, todos dizem que ele é louco.
Ah meninas, eu estou cansada de toda hora vir alguém dizer que estamos gastando com besteira, que seria melhor usar o dinheiro pra viajar, que isso, que aquilo... poxa, é o NOSSO casamento, se a gente está fazendo um rombo no orçamento, se está gastando de mais ou de menos o problema é nosso! Se cada um que vem criticar ajudasse a pagar uma conta a gente não ia gastar nadinha...
Eu não estou fazendo festa pra encher a barriga de ninguém e nem para "aparecer" não, eu estou fazendo porque é um sonho, porque é o nosso momento... E eu e meu noivo estamos muito bem assim, obrigada!
Resumindo - pra quem aguentou ler esse post gigante! - pra mim o importante é ter amor e estar feliz, se sentir realizada... seja com um festão ou com uma pizza, com uma igreja tradicional ou no cartório, de vestido branco ou de calça jeans, com bolo de noiva ou de cenoura feito pela tia, num castelo ou numa cachoeira, gastando um milhão, se endividando toda ou gastando o mínimo possível ou nada: quando encontramos o amor da vida só o que importa é estar feliz, realizar o sonho seja ele qual for...
Pra mim é isso!
E pra vocês... quanto custa um casamento?
Beijos
Lud

PS. Desculpem o desabafo... e o post chato. Mas eu precisava falar isso!

19 comentários:

Gessica Morais (Kinha) disse...

Você falou tudo, casar é um pouco caro mas estar juntos e o amor é essencial!
Um beijoo

Thairane de Oliveira disse...

Penso igualzinho a vc terei o resto da vida pra construir casa e mobiliar, mas o momento do casamento é agora. E eu e o noivo estamos fazendo tudo pra ter uma festa bonita, não teremos o melhor decorador de Brasília nem o salão mais chique, mas teremos nosso festa com tudo que temos direito e isso a gente não abre mão.

É muito difícil para algumas pessoas entenderem isso, mas o legal do blogs é que tem gente que entende , apoia e acredita que deve ser assim.

Flávia Pires disse...

Concordo totalmente com vc. Não é para ninguém que vc está fazendo cada coisa, planejando cada detalhe. É para vc e para ele. Pq vcs meecem. Pq vcs tem o direito de ter uma festa linda e inesquecível.

Dani disse...

Oi querida!
Nossas qtas coincidências...
minha família tbm é humilde, a do meu noivo digamos um pouco melhor...mas mesmo assim, TUDO SERÁ BANCADO POR NÓS DOIS - única e exclusivamente. Tbm ouço muitoooo estes tipos de comentários que tbm me cansam e chateiam. Tbm não abro mão do meu sonho e sou mais feliz ainda primeiro por ter encontrado a pessoa PERFEITA e além de ser perfeito compartilha dos mesmos sonhos que eu. Isso já fundamental para todo o resto...
Beijos querida e não desanima não...

Tai disse...

tenho a mesma opinião que a sua, é o que estamos fazendo, economizamos muito e queremos o que temos direito!!! vai em frente!

Ana Paula disse...

OI Lud,

Acho que muitas noivas passam por isso. Escuto muito isso. E compartilho exatamente o que vc disse.

Eu estou na fase sem paciencia (45 dias o o casamento), sendo assim, estou repondendo atravessado, kkkkk
beijos

Rosi Silva disse...

li todo o post não me cancei e amei além de ter amado esse desabafo vi que passamos quase pela mesma situação só que estou desempregada e o pior não tenho nada pra me desfazer e ajudar a realizar esse sonho meu e se tivesse como seu Noivo fez faria na hora acho que as pessoas se imcomodam demais com algo que não é da conta delas e concordo plenamente com você esta certa em tudo ninguém tem nada a ver e como diz um tio meu ele ganha dinheiro é pra gastar e curti mesmo..

..certa demais sempre terá nosso apoio querida beijos fica com Deus e bota a festa pra frente vc o e noivo merece e muito..


felicidades!! muitas...............

Sabrina Mix disse...

Ai, Lud, pra mim custa minhas noites mal dormidas. Porque pra quem tem muita grana é fácil, contrata um bam-bam-bam e tá resolvido. Nós, noivas com sérias restrições orçamentárias (hehehe...), temos que nos virar nos 30 para ter o casamento dos nossos sonhos do jeito que caiba em nossos bolsos.

Mas tenho certeza que sentirei falta dessa loucura toda e faria tudo de novo.

Beijos e sucesso!!!

Náthali disse...

oi querida!
Tô pagando ainda meu casamento mas não me arrependo.Será sempre um dia especial para nós dois.Não ligue pro que as pessoas dizem.Muitas falam que não gastariam tanto $$ com casamento mas se fosse o contrário vocês dissessem não vamos fazer festa elas iriam dizer - nossa nem uma festa.As pessoas são assim gostam de cuidar da vida dos outros.Dizer o que devem fazer ou não.A vida é sua o casamento é seu.A dívida será sua.E daí?
Bjus flor!

Jessica Stremel disse...

Aiaia...
Sabe.... qdo eu abri seu blog, eu tava chorando...
Pq o meu pai acabou de pegar do meu pé que eu tava querendo algumas coisinhas q não vão interferir no futuro... e nem no casamento e que são caras...

Mas eu penso igualzinha a vc, e ler isso me deu um alivio... parece que tds querem um casamento tradicional... mas eu não...

E como só caso uma vez na vida... quero td como sonhei... e ninguem vai me impedir

obriogada pelo post... foi meu consolo hj..

Bjus

disse...

Cada um tem um sonho. O que é bobo para os outros pode não ser pra mim, não é verdade? Encontramos gente de todo tipo, mas as que criticam, falam mal, ah essas têm demais. Por isso não conto nada pra quase ninguém de como estamos organizando nosso grande dia, preços,etc. Não abro espaço mesmo!
Vc terá uma festa linda e perfeita como vc sonha!Realizar um sonho e passar por cima de todas as dificuldades e maldade das outras pessaos é só pra gente mesmo rsrsrs.
Deus te abençoe, e tenha certeza Ele está com vcs!!
Beijos!!!

Iara disse...

Oi gêmea... li tudinho fácil. pra variar me vi um pouco(não muito) no seu post. hoje mesmo escutei essas coisas que vc falou: meu deus, como assim vai gastar tanto no casorio????? e a minha resposta foi um resumo do seu post. Sinceramente poderia dar um ctrl c + ctrl v em tudo q vc disse.Uma pena que as pessoas não saibam respeitar a vontade e o sonho dos outros. Mas temos o apoio e a participação dos amores das nossas vidas pra seguir em frente. Ah e achei lindo demais o seu noivo vender o carro. Companheirismo e cumplicidade é isso.
beijocas minha noivinha gêmea cada dia mais gêmea.

Naty disse...

Lud, meu casamento é bem parecido com o seu! Tenho um sonho e nao abro mão dele. Meu noivo já casou ima vez e mesmo assim ta fazendo tudo comigo e sonhando junto, é tao lindo né?!
Diferente do que muitos pensam, nossas famílias tambem são humildes, meus pais Sao do interior do Ceará e eu tambem batalhei muito e estudei bastante, consegui entrar na unb e hoje tenho um bom trabalho! Estamos pagando tudo e muito feliz. O ape vai ser pequeno, modesto e simples, um dia na vida teremos a casa dos sonhos... Mas tudo tem seu tempo, e agora é o tempo do casamento!!!!
Bjoss

Melina Senson Cestari disse...

Lud. Sem muito mais pra falar. Concordo com tudo o que você disse e no meu caso a história é beeem parecida...
Sorte e sucesso nas suas conquistas.
Beijosss

Janaína Queiroz disse...

Lud assino embaixo! É isso mesmo, meu noivo está fazendo a mesma coisa em relação ao carro, e ta curtindo um monte junto comigo! Algumas coisas por mais que eu queira eu me recuso a pagar, massss estou fazendo tudo do jeito que sempre sonhei... compramos nosso ap super simples e pequeno mas nosso e vamos realizar a festa que nós estamos pagando, apesar de a partir de agora o noivo irá assumir o resto sozinho... estou ouvindo muito porém todo mundo fala mas ninguem ajuda né!

Então vamos realizar os nossos sonhos, conforme merecemos e batalhamos por isso, vamos dar valor ao que importa hoje e iniciar a nossas vidas com a certeza de que conseguimos tudo ao lado de nossos companheiros!!!

Bjinhos

Paulinha disse...

Nooossa ouvi isso demaaaaaaaaais qd fui casar... "com o dinheiro q vc tá gastando dava pra fazer uma puuutaaa duma viagem pra Europa ou pra onde vcs quiserem..."
mas vem cá... Por um acaso os países da Europa ou qqr outro país vão sair correndo do mapa só pq eu decidi gastar dinheiro no meu SONHO de festa de casamento em vez de viajar??? Eu tenho o resto da vida com meu ESPOSO pra fazer as viagens q NÓS DOIS tivermos VONTADE!!!!
Então querida... Digo por experiência própria: vale a pena gastar com esse sonho!! Foi o dia mais lindo da minha vida e do jeito q eu sempre quis!!!
e ponto final.
;D

Aline Andrade disse...

Retribuindo a visita, vi que seu cantinho é super especial! Adorei o post e concordo com o que disse... o importante é estar junto de quem se ama! E se está gastando mt o problema é de quem gasta! que coisa!! rsrs um Beijo, e já to seguindo tb! rsrrs

Anônimo disse...

Quantas coisas que você disse se encaixou na minha história!! O ED (noivo) vendeu duas duas motos pra pagar a reforma da casa,estamos com dividas até p pescoço e fico feliz cada vez que conseguimos pagar mais uma parcela do buffet! rsrs é assim mesmo,quem n é rico e n tem uma familia disposta a ajudar tem que passar por essas coisas!! força!! nessa estamos juntas (=

Unknown disse...

Esse é meu post favorito de todos que já vi até agora!!!!
Falou tudo que penso...
Muito bom!
Parabéns, mulher de atitude!!!!

Postar um comentário