Casamento Civil

Meninas, que saudadeeeee! Não vou nem pedir desculpas pelo sumiço porque eu sei que vocês me entendem, não entendem? Digam que sim, por favor! Porque: pouco mais de três meses pro grande dia + computador que resolveu ficar mais lento que tartaruga com sono + arraiá de panela e chá de lingerie chegando + prévias pra fazer + encontrar um padre + decidir um monte de coisas sobre os convites e detalhes + pagar ainda um milhão de coisas + 750 alunos pra dar aulas, corrigir provas e fazer diários + problema muito sério de família + ter tempo para o noivo, para comer, tomar banho e malhar pra não cair na mais absoluta gordice = NOIVA SEM TEMPO PRA NADA E QUE PRECISA DE UM DIA COM 63 HORAS! Uffffaa!
E hoje vim aqui pra dizer que finalmente conseguimos dar entrada no casamento civil... da outra vez que tentamos não deu certo porque minha certidão de nascimento estava completamente detonada! Precisei pegar a segunda via!
Processo iniciando... a atendente pergunta: "você vai mudar de nome"? "SIM!" Eu respondo... é sobre esse SIM que quero falar hoje!
Eu sempre achei que se um dia me casasse - o que já achava impossível! - eu jamais iria trocar meu nome! Eu sou feminista histérica sim! kkkkk! Ora bolas, isso vem de uma cultura machista e patriarcal, em que a mulher é considerada propriedade do homem, primeiro do pai e depois do marido. Sem contar que nas  mulheres o nome da mãe deveria vir por último pra quando a filha se casar perder o nome da mãe e não do pai. Eu, mudar meu nome? Mesmo meu noivo querendo... Nunquinha!
E foi por essa cultura machista que a o sobrenome da avó do meu noivo quase foi extinto... como foi preservando só o sobrenome da família do pai, o dela quase deixou de existir... Ai meu sogro se tocou desse absurdo e resolveu entrar com um processo na justiça para conseguir inserir no nome dele o sobrenome da mãe dele. Ele lutou anos e anos na justiça por esse direito, e conseguiu! E, mesmo antes dele conseguir isso ele registrou todos os filhos com o - quase extinto - sobrenome da mãe dele: Karino. E meu noivo e os irmãos deles são todos Karino, o filho dele e os sobrinhos também... E eu gostei tanto da história e achei ela tão bonita do ponto de vista do respeito às mulheres que resolvi sim mudar meu nome. A partir de 08 de setembro passarei de Ludmila Raquel Tavares da Silva.... para..... Ludmila Raquel Karino Tavares. !
E sabe que eu gostei?
Ah, e tirei o "da Silva" que eu tinha no meu nome só por conta de uma briga dos meus pais e do machismo do meu pai, rsrsrsrs.

E vocês? Mudaram o nome? Vão mudar? Sim? Não? Por que? Me contem!
Um beijoooo
Lud

Não é que fica mesmo??? S2


20 comentários:

Naity disse...

Que legal essa história Lud!! Eu não queria trocar meu nome não, mas, mais por preguiça de trocar todos os documentos....Mas, estou revendo isso. Semana que vem temos que dá entrada porque nosso casamento já é em agosto!!! Tb to correndo horrores! Sério, como vc diz, noiva devia ser só noiva....Essa história de trabalhar.....ai ai kkkkkkkk
Bjooo

Alana Tenório disse...

Oi Lud... tava com saudades de vc!!
Vai ficar lindo seu nomeee!! =)
Eu vou trocar o meu tbm... eu tenho 3 sobrenomes, 2 da minha mãe e 1 do meu pai... então dá pra tirar um da minha mãe e colocar 1 do namonoivo... hehehe...
Bjus

Anônimo disse...

No meu caso foi pior ainda... meu marido e gringo e, por aqui, a mulherada toda ainda simplesmente corta todo o seu sobrenome fora e deixa so o do marido... imagina, e como se de uma dia pro outro vc passasse a ser outra pessoa... ate o e-mail do trabalho tem que mudar por conta disso... o marido entendeu perfeitamente quando disso que nao faria isso (ate acrescentei o nome dele mas manti meus 4 nomes "de solteira", haha), mas todo mundo acha estranhissimo o nome gigantesco que tenho aqui e e bem complicado preencher formularios e tal. Mas nao me importo...seria ainda mais estranho pra mim nao ter mais o nome dos meus pais. E tb e questao de honra pra mim que meus futuros filhos tenham meu nome tb, o que fara com que eles tb sejam 'diferentes" dos outros ja que a criancada so carrega o nome do pai...

Sabrina Mix disse...

Eu não mudei. Meu marido não tem nenhum sobrenome que eu achasse mais bonito que os meus mesmo, então deixei como estava.

A vantagem é que não preciso me preocupar de trocar documento nenhum.

Beijos e sucesso!!!

Náthali disse...

Achei que não podíamos retirar nomes só acrescentar

Anônimo disse...

tbm quero mudar o meu nome, mas não sei como funciona direito, preciso me informar...

bjuuu

respireecase.blogspot.com.br

Flávia Pires disse...

Eu tb sempre fui muito feminista... e sempre achei que jamais mudaria meu nome... mas achei tão romântico!!! Mudei sim, agora sou a Sra. Pires!!!

Shis disse...

Que historia linda!!!!
Ah, mas eu nao vou mudar meu nome não, pq meu nome é grande demais 2 nomes + 2 sobrenomes e amo demais os meus pais e nao consigo tirar o sobrenome de nenhum dos dois rsrs. Na realidade meu pai me "adotou" e me registrou, infelizmente ele faleceu cedo e minha mae é tao maravilhosa que nao tiro o nome dela tb nao rsrs

Bjs

Iara disse...

OI Gêmea sumidinha... que bom que gostou do seu novo nome. Eu não mudarei, justamente por tudo isso que falou no inicio.
bjão e espero que consiga aparecer por aki com mais frequencia.

Thairane de Oliveira disse...

Eu vou mudar tbm. Serei Oliveira agora. Ainda não mudou,mas acredita que esses dias fui assinar um documento e assinei assim sem querer.

Dani disse...

Oi lindona!! Ufa, cansei só de ler os milhões de coisas que tens pra fazer. Eu tbm não queria por nada desse mundo acrescentar o sobrenome do meu noivo, pois adoro o meu bem curtinho como é e por ter toda essa questão machista que envolvem os sobrenomes. Mas em conversa com ele percebi que para ele é importante...então só vou acrescentar...mas nunca retirar, pois vou me sentir outra pessoa haha
Bjos

Anne disse...

Ludiiiiiiiiiii!!!
Fiquei sumida no seu blog porque eu mudei o domínio do meu blog para umsonhoadois.com e apagou automaticamente todos os meus blogs da lista de favoritos! Mas ai lembrei de você e o google me ajudou a te encontrar novamente!
Engraçado como as coisas mudam de um estado para outro referente a casamento civil! Aqui em Recife, eu como noiva não posso retirar nenhum nome, só adicionar! Se meu noivo desejar adicionar um dos meus sobrenomes ele também pode. Só podemos dar entrada no processo do casamento civil a partir de 2 meses do casamento... Como vamos casar no religioso com efeito civil, só em Julho que vamos poder dar entrada! Ainda estou pensando aonde ficará o "Fialho" do meu noivo... Se vai ser Anne Azevedo de Andrade Fialho ou Anne Azevedo Fialho de Andrade! rs
Adorei a história do "Karino"! E sim, seu nome ficou liiiindooo!!!

Beijinhos!

Rebeca disse...

Oi Ludmila, eu á até escrevi um post sobre isso (http://agoravamoscasar.blogspot.com.br/2011/04/reflexao-mudanca-de-nome-no-casamento.html) e mantenho a minha opinião de não mudar o nome, Na verdade, pra mim não faria muita diferença pois eu e meu marido já tínhamos o mesmo sobrenome, acredita? Bjos.

Anônimo disse...

Oi gatona tudo bem? Quanta coisa pra fazer em? E eu aqui cheia de provas e vestibulares pra fazer,final de semestre e ta a maior correria!
Ao contrário de ti,sempre sonhei em ter o nome do meu marido e tirar o da minha mãe kkk É uma longa história mas toda a minah familia da parte dela tem o sobre nome "CADENGUE" pode? --' foi a infancia inteira sofrendo bulling ahahahahaa
Vamos dar entrada no civil na semana que vem,to tão emocionada!!!!
Depois que me casar,vou pegar os dois sobre nomes do meu marido, o Alves e o Pereira!
E acho que vai ficar Bruna da Silva Soares Alves Pereira!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu em
beijo no ♥

Unknown disse...

é isso mesmo, eu também pensei, assim so vou tirar o do meu pai que é horrível gente... não da pra ficar com esse sobrenome. sorte minha que meu noivo tem um sobrenome que dança com o meu nome.... igual o seu ... ficou lindo mesmo, eles dançam entre-si..... rs

meu nome atual Daiane Cristina Rodrigues Francisco.

ta por conta desse francisco fui zuada boa parte da minha vida na escola. ate os prof.

agora vai ser
Daiane Cristina Rodrigues Furquim...

viu eles dançam ..... rs

bjim bom final de semana.....

Naty disse...

Lud, eu tambem vou trocar, vou tirar o ultimo nome e colocar o Zufelato chique do noivo, rsrsrs!!! Já até fiz meus cartões de agradecimento com o nome novo!!!
Eu preciso ir no cartório dar entrada, ia hoje, mas tambem faltou um documento da separação dele, mas semana que vem irei sem falta!!!!!!
Preciso correr com isso para a igreja liberar o padre, se tudo der certo!!!
Bjsss

Ca Souza disse...

Lud, eu mudei sim o nome. Na verdade eu não queria muito nao, mas eu vi que o noivo fazia questão não por ele achar que seria meu dono, mas sim por nos tornarmos um só, sabe? Então eu troquei mei nome, até pq eu tinha o da silva tb e sempre odiei esse sobreno "pobrinho"rsrsrs
Bjus

Rosi Silva disse...

acho que vou querer mudar também o nome acho que vale apenas e aliás nos vamos ter um família vou construir a minha familia e isso vai valer a pena concerteza não tenho preconceito não em mudar o estado civil nos documentos!
beijos lud felicidades

Marta ღ Helena disse...

Eu NÃO mudei...
E só mudo se ele mudar também!!
Se ele se tornar de 'Oliveira Fagundes' eu mudo se não, fica como está, um nome brasileiríssimo 'de Almeida Silva'! ;)
Beijos!

Laís Marques disse...

Lud.. tb mudei meu nome. Agora me chamo: Laís Marques da Mata Martins.
Não quis tirar nenhum dos nomes de meus pais, pois gosto dos dois. Apenas acrescentei o nome de meu amado.

Postar um comentário